Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marta - O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Marta - O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Fim do Mundo

 

Sinopse
Uma lição de grande actualidade de um astrónomo, que nos retrata a pequenez da Terra perante o Universo.
O presente texto, com mais de um século, foi construído com um cuidado pedagógico fabuloso, e é tão claro na sua exposição que nos reduz de forma inteligente à nossa insignificância, fragilidade e pequenez perante o universo cósmico, deixando-nos a possibilidade de extrair toda uma série de hipóteses acerca do que nos espera neste tempo próximo, que será curto. Por via dos nossos exageros e ambição fomos e continuamos a ser o motor da aceleração dessa transformação que se anuncia (não significa um acabar deste mundo, mas uma transformação da terra, conforme já aconteceu noutras ocasiões). Este texto é apenas mais um entre alguns, apresentando-nos o futuro como uma pequena grande lição da história do universo.

 

Excerto
"A Terra – semelhantemente a todos nós, pode morrer de acidente, de enfermidade ou de velhice.
Tudo sucede no infinito sideral.
O dever do pensador é estudar as causas, tentar um diagnóstico baseado na análise completa das condições da vida terrestre e concluir segundo o cálculo das probabilidades.
Ponhamos, pois, os conhecimentos científicos actuais ao serviço da nossa imaginação, para passar em revista os diversos destinos que a natureza pode reservar ao planeta que habitamos.(…)"

Se o mundo acabasse de cada vez que é anunciado esse acontecimento, já cá não estaria a escrever este post!

O que me parece é que, não acabando nao dia anunciado pelas profecias, adia-se para nova data a catástrofe. Todos os dias acaba o mundo para muitas pessoas. E temos a certeza que para todos nós, mais cedo ou mais tarde, ele irá acabar.

Neste momento, a crise, as guerras, os massacres, os atentados, a fome e tantos outros factores, contribuem em grande escala para isso.

 

A verdade é que, desde o seu aparecimento, a vida na Terra tem sido sucessivamente ameaçada. O que o futuro nos reserva? Não sabemos! E provavelmente não estaremos cá para ver. É possível que o mundo acabe, um dia.

As teorias são muitas - desde asteróides ou meteoritos a atingir a Terra, causando terramotos, tsunamis, escurecimento do céu e tornando o planeta num local pouco recomendável, a erupções vulcânicas tão intensas que poderão deixar o ar irrespirável, devido às cinzas, o sol encoberto e os dias transformados num longo inverno vulcânico. 

Também se prevê que, eventualmente, a Terra venha a ser engolida pelo Sol, não sem antes a vida na Terra se ter tornado insustentável. 
Um choque galáctico, também não está excluído,não se sabendo o que acontecerá ao Sistema Solar e à Terra, o que não será muito relevante, uma vez que a vida na Terra já terá desaparecido por causa do aumento da temperatura causada pelo sobreaquecimento do sol.
Uma epidemia incontrolável é uma forte candidata a causadora da extinção da nossa espécie.
Mas o maior inimigo da vida na Terra pode ser o próprio Homem! A poluição e as alterações climáticas, com todo o impacto que podem ter no equilíbrio dos ecossistemas, bem como ataques com antrax, armas biológicas ou bombas nucleares são apenas algumas da ameaças terroristas, bem reais, nos nossos dias. 
Mas, enquanto o mundo não acaba (e com certeza não acabará hoje) vamos aproveitar para desfrutar das coisas boas que ainda temos!
Até porque hoje vou celebrar dois aniversários - o do meu marido e o da minha sobrinha! 



  • Blogs Portugal

  • BP