E são estas as notas do 1º período
Matemática - Excelente/ Bom
Língua Portuguesa - Excelente/ Muito Bom
Estudo do Meio - Muito Bom/ Bom
Se, com as primeiras notas, vibrámos de satisfação, o mesmo não aconteceu com as segundas. E se a Inês não ficou muito satisfeita, ainda menos eu. Depois da descida a matemática, estávamos na expectativa para ver se as restantes se mantinham. Mas não. Desceu a tudo.
É como se ela tivesse começado o ano lectivo com a "pica" toda, mas de pouca duração, tendo voltado às mesmas notas de sempre.
Claro que todos me dizem que as notas foram boas, que eu devia estar contente porque podiam ser piores, e que não devo ser tão exigente com ela. Mas tínhamos um objectivo que, com estas últimas notas, ficou bem mais difícil de alcançar. E embora as notas sejam boas, poderiam ter sido um bocadinho melhores.
É tudo uma questão de perspectiva: se uma criança costuma ter Suficiente, um Bom já é uma vitória; para uma criança que normalmente tem Bom, ter um Muito Bom é uma alegria. Ora, a Inês costuma ter Bom e Muito Bom, mas no início do período subiu a fasquia para o Excelente. Logo, ao voltar ao Bom e Muito Bom, defraudou as expectativas que ambas tínhamos criado.
O pior é que, embora ela tenha ficado desiludida, eu fiquei mais que ela. Sofro mais, mas tenho que guardar para que ela não perceba e fique triste.
Claro que, entretanto, já me conformei e estou mais animada até porque, bem feitas as contas, a média é Muito Bom. E há que não desistir e tentar fazer igual ou melhor no próximo período!