Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marta O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Marta O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

À Conversa com Benjamim

 

 

O convidado de hoje regressou a Portugal no verão de 2013, após quatro anos a viver em Londres, onde todos o conheciam por Walter.

Instalou-se, desde então, no Alentejo, onde começou a escrever novas canções, que originaram o novo álbum deste artista, agora Benjamim, intitulado Auto Rádio.

Inspirado em nomes como Duo Ouro Negro, Zeca Afonso ou Chico Buarque, bem como Bob Dylan ou Beatles, este primeiro disco do Benjamim é, nas suas palavras, "um disco feito para que as pessoas o consigam compreender".

Foi assim a conversa com o Benjamim, a quem desde já agradeço pela disponibilidade!

 

 

 

 

 

Quem é o Benjamim?

Sou eu depois de abandonar o meu alter-ego Walter Benjamin para passar a escrever em português.

 

O Benjamim, na altura Walter, viveu cerca de quatro anos em Londres. O que o trouxe de volta a Portugal, no verão de 2013?

Principalmente a vontade de escrever canções em português, fazer um disco e dar concertos com os meus amigos. E a comida, quem é que aguenta mais de quatro anos a comer aquelas coisas?

 

Foi nesse momento que começou a dar vida às músicas que viriam a fazer parte do novo álbum?

Precisamente.

 

Do que falam essas músicas?

Falam de várias coisas, depende da canção. Algumas falam de histórias alheias, outras são confissões minhas e outras poderão falar de política.

 

 

 

Resultado de imagem para benjamim auto radio 

 

O Luís tornou-se Walter, e agora passou a Benjamim. O que o leva a adotar um nome diferente para casa fase da sua carreira?

Não era prático cantar em português e ter um nome em inglês. Precisava de nome que assentasse na minha nova realidade. E precisava de marcar um corte claro com o que tinha feito antes.

 

Quais são as suas principais referências a nível musical?

Eu ouço tudo. Desde Beethoven até aos Ramones. Eu cito sempre os Beach Boys e os Beatles mas tudo o que ouço acaba por me influenciar, não vivo obcecado com uma única referência.

 

 

 

Resultado de imagem para benjamim auto radio 

 

Auto Rádio é o primeiro álbum do Benjamim. Quais são as expectativas relativamente ao mesmo?

A minha única expectativa era conseguir acabar o disco e não me sentir ridículo. Pelo menos superei as minhas expectativas!

 

Um dos temas do Benjamim, “Os teus passos”, faz parte da banda sonora da telenovela Rainha das Flores. Como é que surgiu essa colaboração?

Através de agentes secretos que trabalham para mim! Quem não colabora...

 

Onde vamos poder ouvir o Benjamim nos próximos meses?

Por todo o lado, espero!

 

Muito obrigada e votos de muito sucesso!