A segunda semifinal da Eurovisão e a favorita Holanda
Foram apurados, na quinta-feira, os restantes 10 finalistas para a grande final de hoje à noite.
E se, na primeira semifinal, foi difícil para mim escolher as minhas preferidas, porque quase nenhuma se aproveitava ou destacava, nesta segunda semifinal, a dificuldade prendeu-se com a quantidade de canções semelhantes e razoáveis que poderiam passar à fase seguinte.
As minhas preferidas eram a Lituânia, a Albânia, a Noruega e a Holanda.
Confesso que, apesar de a Holanda ser "a favorita" à vitória, de acordo com as casas de apostas e votações, ainda assim, não acho que seja "a tal", ou que se diferencie assim tanto de outras que lá estão.
Mas é uma boa candidata, sem dúvida!
À minha lista de 10, para além das que acima referi, escolhi a Arménia, a Moldávia, a Suiça, a Suécia, Malta e a Rússia.
Acertei em 7, das 10 que escolhi. Um balanço mais positivo que na primeira semifinal mas, como os comentadores referiram, talvez esta tenha sido mais previsível.
Depois, houve músicas que me geraram sentimentos contraditórios. A da Austria, foi uma delas.
A música é bonita, mas não para aquela voz. Posso ter os ouvidos avariados (há quem diga que sim!), mas parecia que a concorrente estava em constante desafinação, sem força, sem voz.
Gostava de ouvir esta música com uma voz mais potente, mais grave, com mais impacto.
E que dizer da vestimenta?
A canção da Letónia é outra das que gostei de ouvir, não para este tipo de festival, mas num outro ambiente. É calma, despretensiosa, diferente, se bem que um pouco (demasiado) repetitiva no refrão.
Destaco ainda a actuação dos Shalva Band, com uma bela canção e mensagem, que levou a plateia a aplaudi-los de pé.
Só não apreciei muito o tom do comentário feito pelos nossos comentadores nesse momento "oh, olha para eles tão contentes", como se quisessem dizer "olha, pobrezinhos, coitadinhos, estão tão felizes por terem actuado neste palco" num tom jocoso e depreciativo, devido às suas limitações.
Se fosse qualquer outra banda, fariam o mesmo comentário?
Por último, das amostras que nos foram dadas a conhecer, dos restantes 3 países directamente apurados, gostei do Reino Unido.
Logo à noite, tudo se decidirá.
E que vença a melhor!
Imagens: http://www.escportugal.pt/