Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Marta O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Marta O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

"Adeus Para Sempre", de Lesley Pearse

450.jfif

 

"Leitura de conforto" - penso que esta é a expressão que melhor define os livros da autora Lesley Pearse!

É como aquele chá quentinho, que bebemos nos dias mais frios.

Como aquela manta, que temos sempre ali à mão, para nos aconchegar, e nos manter aquecidos.

Como aquele cantinho, para onde sabemos que podemos sempre ir, e sentir em segurança.

No fundo, algo que sabemos com o que contar, e que nos dá conforto.

 

"Adeus Para Sempre", faz jus a essa descrição.

E, para minha surpresa, desta vez, a personagem principal até nem sofreu tanto como eu esperava embora, lá mais para o fim, uma quase repetição de uma peripécia anterior fosse desnecessária.

Mas, nesta história, Betty Wellows, que se tornará Mabel Brooks, teve uma dose de sofrimento qb, apoiada por muitas pessoas que lhe serviram de porto de abrigo, e com as quais construíu verdadeiras amizades.

E é neste aspecto que realço a obra: mostrar que ainda há pessoas bondosas, que ajudam sem pedir nada em troca, e que se preocupam com o próximo. Que nem tudo se resume a riqueza, e dinheiro.

 

Num conflito interior entre a necessidade de se salvar de uma vida condenada ao sofrimento, e o de estar a abandonar o seu marido, totalmente traumatizado pela guerra, Betty decide arriscar uma nova vida, longe da terra que a viu nascer, crescer, casar e ser feliz. 

É nessa nova vida que irá poderes mediúnicos nunca antes manifestados, e que lhe trarão tanto de curioso como de assustador.

Será, enquanto Mabel, que lidará com os soldados feridos da guerra, e com os efeitos avassaladores da gripe espanhola.

E que conhecerá um novo amor.

 

No entanto, esse amor terá que enfrentar o preconceito da sociedade quanto às classes sociais.

E, acima de tudo, o passado de Mabel.

Betty regressa então, à sua terra, onde todos a julgavam morta, para ajudar a pessoa que mais mal lhe quis na vida, incluindo a sua morte.

Valerá a pena pôr tudo o que conquistou em causa, pelo sentido de justiça que a move?

 

 

Sinopse

"Quando o marido de Betty Wellows regressa a casa após combater na Primeira Guerra Mundial, vem um homem diferente. Confuso e atormentado, está claramente a sofrer os efeitos da devastação que testemunhou nas trincheiras. Após uma penosa temporada em que a esperança dá lugar ao desespero, Betty percebe que já não há como salvar o seu casamento.
Num momento de coragem, Betty aproveita uma oportunidade para fugir, deixando tudo para trás. Sendo filha de um pescador, ela conhece apenas a pequena vila de Hallsands, no Devon, onde vivera. Agora, a coberto de uma nova identidade, sem dinheiro e sem ninguém, Betty repensa todas as suas escolhas, pois começar de novo não é tarefa fácil. E estava longe de imaginar que poderia envolver um assassinato…
Para sobreviver, Betty vai ter de continuar em fuga e rumar ao desconhecido."

4 comentários

Comentar post