Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marta O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Marta O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Da genética e hereditariedade

genetica-o-que-e-os-elementos-basicos-e-as-princip

 

Nunca liguei muito a essas coisas, até que a minha filha deu essa matéria, na disciplina de ciências, no 8º ou 9º ano.

Não muito aprofundado, claro, tendo em conta o ano em que estava, mas foi das matérias que mais gostei, e até tinha algum jeitinho para resolver aqueles quadros a que chamam "xadrez mendeliano", para aferir as probabilidades de se nascer com características do pai, ou da mãe.

 

Foi então que comecei a reparar que, aqui desta lado, a herança vem quase toda do lado feminino, ou seja, o gene dominante.

Praticamente todas as características, tanto minhas, como da minha filha, vêm do lado da minha mãe, e do meu.

 

E por aí, carregam mais o gene dominante, ou o recessivo?