Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Marta - O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Marta - O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

É desta que o Simplex vai simplificar?

 

O Governo apresentou ontem o Simplex 2016, 10 anos depois de o programa de simplificação legislativa e administrativa ter sido criado. 

 

 

 

Entre 255 medidas, de simplificação administrativa e legislativa, e de modernização dos serviços públicos, a serem aplicadas até Maio de 2017, destaco aqui algumas que, de facto, poderão ser úteis:

 

IRS automático

Os trabalhadores dependentes (categora A), aposentados ou reformados (categoria H) ficam dispensados de entregar a sua declaração de IRS, uma vez que a informação necessária é enviada directamente à Autoridade Tributária, sem prejuízo do direito de reclamar.

 

Nascer com médico de família

A medida “Nascer Cidadão” possibilita pedir o Cartão de Cidadão e ter médico de família logo no momento do nascimento, num só balcão, em todas as unidades hospitalares.

Esta medida articula-se com estas iniciativas:

  • notícia de nascimento digital
  • boletim de saúde infantil e juvenil “online”
  • boletim de vacinas electrónico

 

Escola 360°

Será possível tratar de toda a vida escolar dos nossos filhos num só local “online”, desde matrículas, renovações e transferências, à assiduidade e avaliação.

 

Voto em mobilidade

Alargamento e facilitação do exercício do direito de voto antecipado, e em qualquer lugar.

 

Registo Criminal online

Deixa de ser necessário ir presencialmente ao local, pedir o certificado em papel, e será possível pedir certificados de registo criminal através de uma plataforma “online”, permitindo que entidades públicas e privadas tenham acesso a essa informação durante um período de tempo.

 

Balcão Único Emprego

Haverá um sítio (físico ou digital) onde quem anda à procura de emprego poderá tratar do seu processo, seja de procura, seja de formação profissional. Os empregadores, por seu lado, também poderão recorrer a este balcão único simplificar o processo de seleção e contratação de novos colaboradores.

 

A nossa experiência com o Simplex não tem sido muito famosa, com o mesmo a complicar mais do que descomplicar. Vamos lá ver se o Simplex 2016 se mostra mais eficaz!

 

 

Para ver outras medidas úteis podem aceder AQUI.

 

Imagens visao.sapo.pt e www.arlindovsky.net

  • Blogs Portugal

  • BP

  • 2 comentários

    Comentar post