Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marta O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Marta O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Quando o nosso foco de interesse muda a meio de uma série

Resultado de imagem para zoo série

 

Comecei a ver a série Zoo pela questão dos animais.

O mote era bom: uma possível revolta dos animais contra o Homem, sobretudo contra aqueles que lhes fazem e querem mal.

Os animais em todo o mundo estavam a mudar o seu comportamento, a atacar inexplicavelmente, e era urgente descobrir a razão e evitar uma catástrofe mundial.

 

Até que chegamos ao início da segunda temporada, e percebemos que esta temática está a ir por caminhos demasiado mirabolantes e fantasistas, que nos levam a perder o interesse e a pôr de lado a questão dos animais.

Mas, a esta altura, já estamos presos às personagens, e são elas que nos fazem continuar a acompanhar os episódios seguintes, pelas personalidades, mistérios e relações que desenvolvem com os restantes.

 

Jamie 

Confesso que, no início, a achava irritante, com a mania da perseguição, a lutar por causas que não o eram, e a envolver outras pessoas nas suas paranoias. Mas ela não estava assim tão errada. No fundo, uma das grandes responsáveis por tudo era aquela que ela sempre acusara, e que lhe tinha, no passado, tirado a sua família.

Jamie é apenas uma jornalista, com um blog onde vai dando a sua opinião sem censuras ou receios, e tentando desmascarar os poderosos que se envolvem em negócios menos lícitos.

Mas ela vai evoluindo, e transformar-se-á, ao longo das temporadas, numa das minhas personagens favoritas.

Se tivesse que defini-la numa palavra, seria "a sobrevivente", porque ela é das que mais perigos corre ao longo de toda a série, e a que mais se desenrasca, luta e faz por continuar viva e derrotar os vilões.

Num determinado momento, a Jamie que nós conhecíamos no início, começa a dar lugar a outra que, embora esteja naquele limiar entre perseguir os monstros, e arriscar-se a transformar num deles, devido aos seus actos, não se pode, contudo condenar. Tudo o que ela faz é tentar sobreviver nesta "selva" que é o mundo, ajudando como pode, mesmo que os métodos não sejam os mais recomendáveis e que, por vezes, cometa erros.

No final da primeira temporada, penso que todos torcemos pelo romance entre a Jamie e o Mitch, que foi abruptamente interrompido pela queda do avião, e desaparecimento dela.

Neste espaço de tempo, muita coisa acontece e, quando se voltam a reencontrar, fica um clima constrangedor entre eles, como se fossem dois estranhos. Apesar de gostarem um do outro, acabam a discutir e a afastar-se, mais ainda quando uma ex namorada de Mitch entra em acção.

Mas, quando se pensava que iam finalmente ficar juntos, Mitch morre, ficando muita coisa por dizer, por viver.

Jamie tenta refazer a sua vida ao lado de Logan e a filha de Mitch, que fica orfã. No entanto, quando perde a guarda de Clementine, o romance depressa rui, e ela transforma-se numa espiã implacável, sem nada a perder, uma mulher capaz de tudo para atingir os seus objectivos que, ainda que sejam por boas causas, podem fazê-la perder os amigos que lhe restam, dos quais se afastou por anos.

 

Mitch

O personagem mais carismático de toda a série!

Ele é antissocial, gosta de estar sossegadinho no seu laboratório, a estudar os animais. 

Ainda assim, tem um humor muito próprio, as piadas certas nos momentos certos.

É, no fundo, um homem que, desde cedo, teve uma relação conturbada com o pai, algum azar ao amor, e um casamento desfeito, do qual resultou uma filha com uma doença crónica à beira da morte, que ele não vê há anos, até que Jamie o faz mudar e retomar o contacto, tentando recuperar o tempo perdido e o amor da sua filha, ao mesmo tempo que tenta salvá-la.

Apaixona-se por Jamie e vai ficar completamente perdido, primeiro quando acha que ela morreu e, mais tarde, quando não a consegue resgatar e a deixa entregue a si própria, culpando os colegas pelo abandono.

Com a sua morte, todo o grupo se desmorona e separa durante anos, até que se voltam a juntar, para uma derradeira tentativa de salvar o mundo, embora nunca voltem a ter aquela união de outrora.

Na última temporada, vamos descobrir muito mais sobre o Mitch, que o tornará, sem dúvida, a personagem principal e favorita de toda a história.

 

Chloe

Era uma das personagens principais da primeira temporada, mas "mataram-na" na segunda. Foi um dos episódios marcantes. Ninguém esperava. Todos achávamos que o romance entre ela e Jackson iria durar até ao final. Era ela que liderava o grupo. E tudo levava a crer que iria fazer falta, e que tinha sido uma má opção. Tudo levava a crer que as pessoas iam deixar de acompanhar a série. Mas com tudo o que acontece daí em diante devo dizer que nem damos pela falta dela.

 

Dariela

A entrada de Dariela para a equipa é controversa. À excepção de Abe, que a faz sentir bem vinda, todos os outros estão renitentes. 

Quando Dariela acaba por ser, indirectamente, responsável pela morte de Chloe, Jackson e Jamie não vão olhar para ela da mesma forma porque, a presença dela, significa a morte de alguém que lhes era muito querido.

Esta é uma mulher de armas, literalmente!

Quem a quer ver contente, é com uma arma na mão e é por isso que Jackson, ao saber que poderá a qualquer momento transformar-se num monstro, a escolhe a ela para pôr fim à sua vida, caso seja necessário.

Mas Dariela vai querer mais do que carregar sangue nas mãos, e a sua vida vai mudar bastante ao longo da série.

Nunca fui muito à bola com ela mas, no fundo, acho que é por ela representar as fraquezas a que todos podemos estar sujeitos, e que não podemos, simplesmente, dizer que nunca as teríamos. Ela é apenas humana e, como todos os humanos, erra. Todos a criticamos, mas a verdade é que, talvez, no lugar dela, fizéssemos o mesmo. Ela é, por vezes, uma cabra, estúpida, traidora. Mas, apesar disso, gosta mesmo do Abe, e fará tudo para salvar o filho e dar-lhe uma vida o mais normal possível.

 

Abe

Abe é aquele amigo do peito, que tem sempre uma palavra amiga para confortar, vê sempre algo de positivo, tem sempre uma história para contar, um ombro para chorar, a disponibilidade para ouvir. Tem uma lealdade à prova de bala para com Jackson, que considera um irmão. 

Mas este homem tem os seus segredos. E alguns desses segredos poderão pôr em causa a sua amizade com Jackson.

Afinal, o homem bondoso pode não ser assim tão santo. Pode até nem ser o que aparenta.

Dariela é a mulher com quem casou e teve um filho mas, em vários momentos, esse casamento estará em risco, sobretudo pelas decisões de Dariela, a quem ele culpa. Mas será que não tem, também ele, a sua dose de responsabilidade?

Confesso que, em vários episódios, se tornou uma personagem aborrecida e sem grande relevo.

 

Jackson

O impulsivo. 

Em certos momentos, irrita, dá vontade de o tirar da série, embora seja um dos elementos chave.

Depois da Jamie escrever o seu livro sobre a aventura da equipa, que a tornou rica e famosa, e o ter obrigado, com isso, mesmo não o tendo feito propositadamente, a esconder-se no fim do mundo, com uma identidade falsa, para não ser caçado por quem anda atrás dele, nunca mais conseguiu voltar a dar-se bem com ela. À excepção de Abe, com quem ainda tem contacto, mais ninguém soube dele, até que o grupo se volta a reunir.

Como já disse anteriormente, perde protagonismo para Mitch e Jamie, embora venhamos a descobrir muito sobre o passado dele nas duas últimas temporadas.

 

Logan

O vira casacas.

Quem é Logan, e o que faz ele na história?

Começa por ser o perseguidor de Jamie, que depois foge com ela dos perigos que os cercam e acaba por fazer parte da equipa, para depois se descobrir que é um traidor.

Pensa-se que morreu quando foi atirado por Jamie do avião, mas ele volta, desta vez como ladrão que quer uma oportunidade para ganhar dinheiro, nem que para isso tenha que trair quem antes servia.

Mas algum dia há-de ganhar juízo, e tentar meter algum na cabeça da Jamie, antes que as coisas corram mal para ela, e tornar-se um homem do bem.

No fundo, sempre gostou da Jamie, mas sabe que o que a une a Mitch é mais forte, e não poderá nunca lutar contra isso. 

 

Max/ Robert Oz

Os pais de Mitch e Jackson, respectivamente.

É interessante ver a vida que ambos escolheram, afastados dos filhos, mas como ambos, à sua maneira, ainda assim e apesar de tudo, os amam, estando dispostos a dar a sua vida por eles.

 

Clementine/ Isaac

Os filhos dos protagonistas.

Se salvar um, implicasse entregar o outro, o que fariam os respectivos pais?

Clementine, em especial, terá um papel importante na terceira temporada. Não sendo filha da Jamie, eu diria que são muito parecidas!

 

 

Para além disso, cada episódio tem reviravoltas que dão ritmo à série, e terminam em tamanho suspense, que não queremos sair dali sem ver, pelo menos, mais um... e mais um...  

 

Como li numa crítica à série, no site Cubo Geek:

"Tem acção, um enredo que envolve o Apocalipse mundial, um elenco diverso de atores que deverão agradar a todos os públicos e muitas reviravoltas para manter o espectador sempre surpreendido com os eventos do episódio. Será uma pena se esta for mesmo a temporada final. É de qualidade? Não. Entretém para caraças? Podes crer que sim."