Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Marta - O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Marta - O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Secção de programas especiais da GNR

Imagem 1 Acção Social Dez..jpg

 

Nem só de multas e caça aos ladrões vive a GNR!

Para quem não sabe, a GNR tem uma Secção de Programas Especiais cujas linhas prioritárias assentam num policiamento de proximidade e segurança comunitária.

Isto significa que a GNR trabalha em conjunto com a comunidade, e em parceria com diversas entidades, para tentar resolver os vários problemas da sociedade, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos, nomeadamente:

 

* Através de programas específicos, focados em problemas concretos, destinados a grupos sociais mais vulneráveis;

 

* Através de uma melhor integração e comunicação, reduzindo a criminalidade e aumentando o sentimento de segurança da população;

 

Desta forma, a população fica a conhecer melhor o guarda, e este conhece melhor o cidadão.

 

Uma das iniciativas no âmbito desta secção de programas especiais é o Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança.

A GNR pretende, com este programa concebido para os idosos, garantir as condições necessárias para a sua segurança e tranquilidade, principalmente daqueles que vivem mais afastados ou isolados, ajudando a prevenir e evitar situações de risco.

Policiamento dos locais públicos mais frequentados por idosos, criação de uma rede de contactos diretos e imediatos entre os idosos e a GNR, em caso de necessidade, instalação de telefones nas residências das pessoas que vivem mais isoladas e tem menores defesas ou colaboração com outras entidades que prestam apoio à 3ª idade, são algumas das medidas adotadas com este programa.

 

Deixo aqui alguns exemplos do que tem sido feito pela GNR, por exemplo, no concelho de Mafra:

> Um dos cidadãos residentes no concelho habitava, sozinho, numa casa em ruínas, em péssimas condições. Um dos agentes da GNR, ao vê-lo nessa situação, entrou em imediatamente em ação. Hoje, o senhor em causa está feliz, num centro de dia, ficando à noite em casa da sua namorada!

> Um outro cidadão, cuja tristeza por ter perdido a sua biblioteca com milhares de livros era imensa, conseguiu, através de um apelo da GNR, que lhe doassem livros, com os quais vai iniciar uma nova biblioteca no centro social onde presta voluntariado.

> A GNR faz visitas aos lares para idosos e centros de dia, onde os aconselham a ter determinados cuidados para a sua segurança, e para não serem enganados por truques de ladrões.

> A GNR conseguiu, através de uma doação, levar um cidadão a uma consulta de oftalmologia para comprar óculos novos, uma vez que os seus se partiram e não tinha dinheiro nem para a consulta, nem para os óculos.

> Conseguiram, também através de um apelo, angariar fraldas e bens alimentares para um idoso acamado.

 

Que venham mais iniciativas destas, não só para os idosos, mas para todos aqueles que se encontrem em situações de risco!

 

Artigo elaborado para a secção Acção Social da Blogazine.

  • Blogs Portugal

  • BP

  • 1 comentário

    Comentar post