Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marta O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Marta O meu canto

Guardamos tanta coisa só para nós - opiniões, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, que ficam arrumados numa gaveta fechada... Abri essas gavetas, e o resultado é este blog!

Vício de Amor, de Patrícia Martins

 

 

Laura Barros é uma jovem frágil e vulnerável, que no passado se entregou ao vício das drogas mas, tomando consciência da sua situação, propôs, voluntariamente, internar-se numa clínica de desintoxicação.

Agora, tem uma oportunidade única de estágio como designer de moda, que poderá levá-la a ficar e trabalhar para a marca.

Para isso, muda-se para Itália, para casa da família do marido da irmã, onde é bem acolhida e mimada.

E é lá que se volta a reencontrar com Bruno Delatorre, por quem é apaixonada desde a primeira vez que se viram. Mas, será que ele sente o mesmo?

Será que poderão vir a ter qualquer tipo de relacionamento, sendo quase família?

Sendo ele um futebolista conhecido pela sua fama de mulherengo, e tendo uma namorada que já não o é, demasiado calculista e disposta a tudo para não o perder?  

Como lidará Laura com os ciúmes e a rejeição? Entregar-se-á aos mesmos vícios do passado, deitando tudo a perder?

 

Esta é uma história que nos mostra que existem pessoas que, apesar da fama e do dinheiro, podem continuar a ser humildes, honestas, correctas, sem se deixar deslumbrar, sem perder os seus valores.

Mostra-nos o poder de uma família unida, em que reina o amor e a compreensão, a verdade, por mais terrível que seja.

Essa união e esse apoio serão fundamentais para que, no final, se faça justiça e o amor triunfe.

 

Relativamente à construção da personagem da Laura, ela sai um pouco dos estereótipos a que estamos habituados.

A autora dá-nos a entender, por um lado, que o seu caminho até às drogas se deveu à falta de tempo que a mãe, tendo que sustentar os três filhos sozinhos e trabalhando de sol a sol, não lhe pôde dar, e por outro lado, que isso se deveu à superprotecção a que foi sujeita, por ser a mais nova, por parte dos irmãos.

Leva-nos também a crer que essa incursão no mundo das drogas se deveu à má influência do namorado que tinha na altura, e que a levou, inclusive, a prestar favores sexuais a amigos em troca de droga.

Na verdade, após a saída da clínica, e na actualidade, Laura continua a ser uma mulher insegura, frágil, vulnerável, influenciável, que parece não ter confiança em si, e que, à mínima contrariedade, dificuldade ou desilusão, se volta a refugiar nas drogas, e em homens que a usam, sem que ela ofereça muita resistência.

É, obviamente, uma mulher que precisa de ajuda, e que parece não estar ainda preparada para enfrentar o mundo e tomar as rédeas da sua vida sozinha, por muito adulta e responsável que queira parecer.

Não percebi, e acho que não acrescentou em nada à história, as duas entradas que surgem na história para a Lily, que tanto pode ser uma amiga real ou imaginária, como simplesmente um diário. Não sendo algo constante e seguindo alguma ordem cronológica, não faz qualquer sentido, podendo a mesma informação e intenção ser transmitidas de outra forma.

 

Confesso que, apesar da situação pela qual a Laura passou, e que é a realidade de muitos jovens na actualidade, não consegui criar empatia por ela, nem a considerei muito credível.

Mas as outras personagens apresentadas compensaram, pela sua personalidade e carácter.

 

Sinopse

Quando se nasce num dos bairros mais problemáticos de Lisboa, sonhar pode parecer algo inantingível, só a forte determinação e perseverança de Laura lhe permitem ir em busca do seu sonho.

Consegue terminar o curso de estilismo. Com a ajuda da família e graças ao talento nato dela, agarra a oportunidade que lhe surge e parte para Milão para fazer um estágio numa das mais prestigiadas marcas de roupa europeias.

É aí que a sua vida vai dar uma grande reviravolta. Vícios do passado voltam para assombrar o seu futuro promissor. A possibilidade de uma carreira em Itália fica arruinada e Laura vê o sonho de uma vida escapar-lhe entre os dedos.

Bruno Delatorre é um promissor astro do futebol, nascido numa das mais influentes famílias italianas, foi um jovem habituado a ter tudo o que sempre desejou. Quando conhece Laura a química entre ambos é imediata. Bruno sabe que não pode ceder ao seu desejo pois a jovem está proibida a ele. E quando ela chega a Itália determinada a conquistar o mundo, a convivência entre ambos faz renascer o desejo antigo.

O destino parece querer conspirar contra os dois e Bruno finalmente percebe que há coisas que o dinheiro não pode comprar, pois arrisca-se a perder o seu amor para sempre.

 

 

Autor: Patrícia Martins

Data de publicação: Julho de 2018

Número de páginas: 220

ISBN: 978-989-52-3564-3

Colecção: Viagens na Ficção

Género: Romance

Idioma: Pt

 

 

Resultado de imagem para chiado books